Treinar em dias de chuva

Treinar em dias de chuva

Eu adoro treinar em dias de chuva. Correr na chuva remete a infância bem curtida, além de refrescar o corpo durante o esforço da corrida. No entanto é preciso tomar alguns cuidados para que a corridinha não traga problemas inesperados. Vejamos alguns cuidados:

Verifique a previsão do tempo

Fique atento se o volume de chuva é baixo e se não vem nenhum temporal pela frente. Treinar na chuva é bom, mas na tempestade é perigoso. Qualquer sinal de raios, vento forte, grande volume de chuva, não vá correr na rua.

Use roupas apropriadas

Quanto mais leve estivermos ao correr, melhor. Evite roupa de algodão, elas encharcam e ficam muito pesadas – Prefira poliamida ou poliéster.

Um boné é ótimo, além de proteger os olhos dos pingos da chuva, ajudam a não deixar água escorrer pelo rosto.

Use meias de poliamida ou poliéster, passe vaselinas ou pomadas de assadura entre os dedos dos pés e nas partes que sofre mais atrito para evitar bolhas;

Nem sempre está frio quando chove, principalmente aqui no Rio de Janeiro. Então se estiver frio procure utilizar um casaco especifico para corrida, chamados de corta-ventos impermeáveis, ele bloqueia o vento e segura as temperaturas mais frias. Além disso eles são leves, caso seja necessário carregar durante a corrida. Por outro lado o preço é mais elevado e fazem os cariocas preferirem as camisa térmica. Ela ajuda na aerodinâmica e são mais acessíveis ao bolso (média de R$ 50,00 na Decathlon)

Opções como luvas, manguitos, gorros, protetor de ouvido, calças legging ajudam muito nos dias mais frios.

Aplique o filtro solar mesmo quando for treinar em dias de chuva e frio

Chegou a hora da corrida

Planeje bem o lugar que for correr. Por exemplo, escolha locais conhecidos, que já tenha o hábito de correr e onde tenham outros corredores. Lugares mais movimentados, que tenham outros corredores treinando são bem vindos.  Além disso, tome cuidado com as poças de água que escondem buracos, bueiros e preste atenção nas pistas escorregadias para não se acidentar.

Aqueça bem o corpo antes de começar a correr e se for necessário mude seu treino. Prefira treinos leves e contínuos aos intervalados de tiros durante a chuva porque você pode escorregar, pisar errado no chão molhado e se machucar.

Hidrate-se! Com a chuva podemos não perceber a transpiração do  corpo e esquecer da água e dos suplementos necessários durante o treino

Vale ressaltar: É uma delícia correr na chuva, mas não se arrisque!

Percebeu que o chão está muito alagado, escorregadio, relampeando, deserto ou o volume da chuva aumentou. Pare e procure um lugar seguro, certamente sua segurança é mais importante. Em outras palavras treine na esteira  ou deixe seu treino para outro dia.

Terminou o treino

Troque imediatamente a roupa molhada! Gripe não está no planejamento e certamente as micoses também não. Além da baixa imunidade ser outro fator preocupante. Por isso tenha sempre na bolsa roupas, toalhas e calçados limpos e secos.

Acima de tudo ser divirta! Última dica tenha sempre um parceiro de treino nos dias chuvosos! Acima de tudo dois corredores se divertem melhor do que um.

Bons treinos!

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Escrito por:

Atleta amadora, casada e mãe de três filhos. Me apaixonei pela corrida desde 2016 e em 2019 resolvi me aventurar no Triathlon. Sou formada em Administração de Empresas, atualmente trabalho com Mídias Sociais no Grupo I22 e me viro nos 30 para dar conta de tudo isso mais os treinos para meu primeiro Ironman 70.3

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