Protetor solar para correr

Protetor solar para correr

Certamente você já deve ter ouvido falar que correr envelhece. Trago uma boa e uma má notícia sobre este assunto. A má é que de certa forma envelhece e a boa é que com os cuidados certos podemos equilibrar este contratempo e envelhecer como qualquer pessoa envelhece, correndo ou não. Portanto vamos precisar de alguns aliados nesta jornada e usar o protetor solar para correr, nadar, pedalar é um deles.

O protetor solar tem a finalidade de prevenir o câncer e o envelhecimento da pele, assim como outras doenças causadas pela radiação ultravioleta. Estes raios aumentam a pigmentação da pele causando queimaduras e de forma prolongada o envelhecimento da pele. Além disso, causa alterações celulares que levam ao câncer. Por este motivo é importante usar proteção solar (FPS) maior que 30. Vamos então falar de como proteger nossa pele neste post.

Correr envelhece?

Sabemos que a exposição ao sol envelhece nossas células, mas correr também acelera o envelhecimento? Há vários estudos sobre o assunto, uns dizem que sim outros que não. Portanto acredito que a melhor formar é cuidar com carinho da nossa pele

Assim com a exposição ao sol, correr também aumenta a produção de radicais livres na pele, um dos principais fatores do envelhecimentoEntão minha amiga, sendo corredora ou não, é importante que use Protetor Solar nos dias de sol e nos dias nublados para evitar tanto a produção excessiva de radicais livres como também o câncer e outras doenças na pele

Agora, se você for corredora ou praticar qualquer outra atividade ao ar livre o cuidado deve ser redobrado com o filtro solar, além dos cuidados com a alimentação. Porque além de estarmos produzindo radicais livres pela exposição ao sol, nós corredoras, estamos produzindo mais radicais livres quando nosso corpo passa pela queima de oxigênio para produzir energia durante uma corrida longa ou intensa. Mas se acalmem! Não precisa parar de correr porque os benefícios da corrida são muitos maiores à saúde do que essa pequena questão fácil de resolver. Vamos lá:

É de suma importância programar muito bem seus treinamentos de resistência, para que seu corpo se habitue lentamente e sem danos a pele. Uma vez que, o descanso, a alimentação e um bom profissional são fundamentais para este equilíbrio e a eliminação destes radicais livres de forma adequada. O difícil nesta questão toda é parar de correr e reaplicar o protetor solar após o suor excessivo, não é ?

Qual protetor solar usar

Meninas, sempre usei filtros líquidos fps 50. No rosto sempre os específicos para o rosto e o convencional fps 50 no restante do corpo.  Estes filtros só tem um problema, no momento que começo a suar, o protetor escorre junto, vai para os olhos, boca e é um horror. Resumindo, a vista começa a arder, passo a mão no rosto, o protetor sai e deixa o rosto desprotegido.

A PinkCheeks e da BRA Zinco são as marcas de protetores solares para ama esportes. São as únicas que conheço e uso. Ideais para pessoas que curtem uma atividade física sem abrir mão da proteção e do conforto., além do uso diário. Em suma, protegem e não escorrem pelo rosto quando começamos a suar. Maravilha! Em resumo, nada de ardência nos olhos ou gosto ruim na boca. 

Outro ponto importante é que a maioria deles possuem cor, o que ajuda ainda mais na proteção do rosto, pois além do fator de proteção alto,  a cor ajuda a refletir o sol e a proteger a pele. Sem dúvida eles são ótimos. No entanto, não encontramos estes protetores em qualquer farmácia, então vou deixar o nome e os links destes produtos disponíveis na internet, no site da amazon.com.br 

Filtros em bastão disponíveis na internet

protetor solar para correr nadar e pedalar

Os protetores Pink Stick disponíveis no site da amazon.com.br e estão mais baratos que no próprio site da marca Pinkcheeks. Os Pink Stick são resistentes a água e ao suor e estão disponíveis em 5 tons da pele. 

Definidas por “quilometros”, as tonalidades vão desde o 5km incolor ao 42km o tom mais escuro – As  quilometragens são apenas uma forma de diferenciar as cores e não significam as distantes que a pessoa precisa usar. ok?

Da mesma forma, temos o Bra Zinco que protege e não escorre. Amei!  Porém , também é dificil de encontrar nas farmácias de rua, mas você pode encontrar no site oficial da BRA Zinco, na Centauro e algumas expor de corrida. Comprei o meu na expor da Meia Maratona Internacional do Rio.

Ele é 100% resistente a água, tem FTS 47, não escorre e também tem um pouco de cor.

E como neutralizar os Radicais Livres ?

Envelhecer é um processo natural, mas pode ser acelerado, pelo excesso dos radicais livres desencadeados pela poluição ambiental; cigarro, consumo de álcool, Radiação ultravioleta, estresse entre outros. Portanto, correr não é um problema, certamente o caminho é prevenir o excesso de radicais livres.

Da mesma forma que evitar maus hábitos de vida ajudam a produzir menos radicais livres. Podemos seguir nesta mesma linha e adotar uma boa alimentação, fazendo uso de antioxidantes diariamente na nossa alimentação e em forma de produtos para pela, sendo aplicado antes do filtro solar e assim, ajudamos a  neutralizar os danos.

Os antioxidantes são substâncias que se ligam aos radicais livres para neutralizá-los e podem ser adquiridos através de uma alimentação balanceada – rica em vitaminas, ou por meio do consumo de suplementos.

Os principais antioxidantes são:

Os betacarotenos: de coloração laranja forte, encontrados na cenoura, por exemplo, que também tem outros benefícios, são transformados em vitamina A.

Vitamina C: encontrada nas frutas cítricas e vegetais verde escuros; é particularmente importante nos processos de cura dos tecidos, como a formação de colágeno. Além de ajudar na melhor absorção do ferro.

Vitamina E intercepta os radicais livres evitando danos e mantendo a integridade da célula. Está presente em grãos como arroz, milho, amêndoas, nozes, castanha e alguns vegetais;

Selênio: encontrado na castanha do pará, carnes vermelhas e brancas;

Zinco: presente principalmente nas carnes vermelhas e brancas, leite, cereais integrais, feijões e nozes.

A melhor forma de conseguir uma alimentação rica em antioxidantes é com uma dieta bem equilibrada e colorida. Portanto, meu conselho pra você é: “procure uma boa nutricionista” – O valor da consulta vale a pena, pois a saúde adquirida através de uma boa alimentação, exercícios físicos e descanso adequado compensam.

Conclusão:

A corrida faz muito bem a saúde. O que você precisa fazer é:

– Ter certeza que está com a saúde em perfeitas condições para prática esportiva (O ideal é procurar um médico, clinico geral ou cardiologista e fazer um check-up)

–  Ser acompanhamento de um especialista de educação física para seu corpo ir evoluindo naturalmente, sem causar estresse ou lesões desnecessárias;

– Fazer uma visita a nutricionista e aprender a alimentar o seu corpo com os alimentos certos. Não é fazer dieta maluda, não é cortar grupos alimentares. É saber, entender o que você precisa comer no dia a dia e nos dias de treino.

– E por ultimo e não menos importante, consultar uma dermatologista e dar atenção ao maior órgão do seu corpo: a “Pele”

Outros conteúdos legais:

Já que você chegou até aqui, vou te indicar outros posts que escrevi relacionados a CorridaNatação e Ciclismo. Como também minhas aventuras na preparação para o meu Primeiro Ironman70.3.

Não sabe o que é um ironman70.3? Uma prova onde Nado 1.900m, Pelalo 90km e por último corro 21km. Tudo em sequência, num mesmo dia. Então, vou ou não precisar de muita protetor solar e uma boa alimentação rica em antioxidante?

A não ser que eu queria parecer muito mais velha do que sou…rsrs

Lembrou de alguém? Então compartilha.

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Escrito por:

Atleta amadora, casada e mãe de três filhos. Me apaixonei pela corrida desde 2016 e em 2019 resolvi me aventurar no Triathlon. Sou formada em Administração de Empresas, atualmente trabalho com Mídias Sociais no Grupo I22 e me viro nos 30 para dar conta de tudo isso mais os treinos para meu primeiro Ironman 70.3

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