portfolio
portfolio
portfolio
portfolio
portfolio
portfolio
portfolio
portfolio
portfolio
portfolio
portfolio
portfolio
portfolio
portfolio
portfolio
portfolio

Meia do Rio

Classifique este evento e comente
[Total: 0 Média: 0]

A Meia Maratona Olympikus é perfeita! Preciso de muito espaço para falar da Meia Maratona do Rio 2019, só porque ela é fantástica. Sim é maravilhosa como todos sempre disseram que é!

inscrição para Meia Maratona do Rio

Desde 2017 estou tentando me inscrever para correr a Meia Maratona Olympikus e nunca conseguia vaga, elas acabam muito rapidamente é preciso ficar atendo para comprar assim que abrirem as inscrições, com quase com um ano de antecedência. Felizmente em 2019 consegui comprar a minha e do marido no segundo lote, não pensei duas vezes, cliquei e paguei logo.

Essa corrida é especial em todas as distâncias, tem corrida de rua no sábado e domingo, para iniciantes e experts em todas as fases da vida: crianças, jovens, adultos e idosos. Podendo escolher as mais variadas distâncias 200m, 5km, 10km, 21km, 42km e o Desafio Cidade Maravilhosa 21 + 42km. É uma festa absoluta que atraem pessoas do mundo inteiro para correr pela cidade maravilhosa e conhecer os pontos turísticos do Rio de Janeiro da melhor maneira, correndo!

Mudança do percurso

No ano de 2019 os percursos de praticamente todas as distâncias foi alterado, com exceção da corrida kids. Porque a Niemayer, uma importante avenida que liga a Barra a Zona sul do Rio, foi interditada por uma série de deslizamento de terra por conta das chuvas recorrentes e falta de manutenção da prefeitura do Rio. Com isso a largada das provas de 21km e 42km foram alteradas.

Muitas pessoas dizem que houve um prejuízo no visual da prova, pois a Praia do Recreio, Barra e a Niemayer são lindíssimas. Apesar de não ter corrido antes, eu amei o novo percurso e tenho certeza que amaria o anterior se tivesse corrido nele (espero poder um dia correr no percurso antigo também).

Vou colocar aqui os mapas das edições anteriores e da edição de 2019, para vocês compararem a alteração no percurso.

No percurso o corredor tem o prazer de ver as praias do Leme, Ipanema, Arpoador, Copacabana, o Forte de Copacabana,  O forte do Leme, passa na frente do shopping Rio Sul, Enseada de Botafogo, Clube do Botafogo, Shopping Botafogo, Pão de Açúcar, avista o Cristo Redentor, Monumento Estácio de Sá, Aterro do Flamengo, Marina da Glória, Aeroporto Santos Drumont, uma parte do Centro histórico, Orla, Praça XV, Museu Histórico Nacional, retornando para o Aterro até a chegada dos 21km. O novo percurso além de lindo foi praticamente todo plano.

https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/noticia/percursos-da-maratona-do-rio-e-da-meia-sao-alterados-e-provas-nao-passam-mais-por-barra-e-recreio.ghtml

Assim que soube da mudança do percurso fiquei chateada, um pouco decepcionada,  mas quando estava lá correndo só senti alegria. Foi lindo demais, não senti nenhum prejuízo. Ela foi maravilhosa do início ao fim.

Casa da Maratona no Centro de Convenções Sul America

Que estrutura! A estrutura é chamada de Casa da Maratona, um mega espaço com palestras programada para todos os dias e horários e muitos stands de lojas especializadas em Corredores de rua. Estava cheio no momento que eu fui, mas não tanto para o tamanho da festa e para quantidade de participantes.

Largada e a prova

Com a interdição da Niemeyer, a largada dos 21km foi no Posto 12 do Leblon, uma estrutura super bacana, com ônibus guarda volumes, banheiros químicos e o melhor de tudo, a Largada marcada para às 6:30 ! Para o Rio de Janeiro esse horário é maravilhoso, devido ao calor e a umidade da cidade maravilhosa. Já a largada da Maratona aconteceu às 5:30 e todos que conheço e correram amaram a estratégia da organização para evitar ao máximo o calor excessivo durante a corrida.

Eu sou dessas que organizo bem minha estratégia nutricional, eu sei bem como planejar a prova é importante. Por isso olho todos os pontos de hidratação da prova para verificar a distância em quilômetros e a estimativa de tempo que farei entre eles. Assim sempre terei água comigo no momento da suplementação.

Meses antes da prova eu testo o tempo de intervalo entre as reposições de carbo e o tipo de suplemento que vou utilizar. Geralmente a indicação é usar um gel de carboidrato (ou um alimento de rápida absorção) a cada 40 minutos, mas para mim é necessário ou a cada 5km ou a cada 30 minutos, mais que isso meu rendimento cai e meu corpo dificilmente volta a correr no ritmo planejado.

15 minutos antes da largada uso um gel de carbo com água, a cada 30 minutos volto a suplementar com o gel, com uma hora de corrida uso uma cápsula de sal e quando termino sempre faço aquela reposição com BCAA + Proteinas e Carboidratos.

Sobre o tipo de suplementação, eu particularmente me adaptei muito bem ao gel e até gosto,  sempre com água. Meu marido usa rapadurinha, tem gente que gosta de bananada, torrones, palatinose…. O importe é ir numa nutricionista para verificar as melhores opções para você e testar nos treinos longos.

IMPORTANTE: Para provas no Rio de Janeiro, SEMPRE SE HIDRATE EM TODOS OS PONTOS DE HIDRATAÇÃO. O calor e a umidade do Rio castigam bastantes. Então se hidrate, mesmo sem sentir sede. Caso contrario você vai quebrar antes de concluir.

Nesta Meia maratona tudo o que eu queria era correr junto com meu marido, o tempo todo e o trajeto todo. Eu queria estar com ele na conquista do primeiro sub-2 dele. Então, sentamos na véspera da prova e conversamos sobre o melhor ritmo para nossa corrida e decidimos que seria confortável da seguinte maneira.

Do km 1 ao 10 seguir com pace de 5:30/km

Do km 11 ao 21 baixar para 5:20/km

E assim seguimos, por todo trajeto, dentro do planejado. Eu fui bem radical e reclamei quando o pace aumentou 5 segundos, o marido me deu umas broncas por isso, mas no final deu tudo certo!

A chegada e a Arena

Quando fizemos a curva no Museu Histórico Nacional e seguimos para a reta final no Aterro rumo a linha de chegada, a emoção tomou conta e a adrenalina foi as alturas, forçamos um pouco mais, quando faltavam apenas 500m, Alisson deu um sprint emocionante, eu acompanhei e cruzamos juntos fechando nossa prova em 1h55min50seg

Missão dada, Missão Cumprida #PartiuSub1h50

A Arena da Chegada merece um destaque. A arena estava demais e pasmem, vazia, vazia no sábado, dia da prova de 21km. Acho que por falta de sinalização, mesmo o locutor pedindo,  a todo momento, para os participantes atravessarem a passagem subterrânea, abaixo das pistas e aproveitarem a Arena, os corredores ficaram todos espremidos no espaço da assessorias. Uma foi uma pena para os que não aproveitaram aquele espaço sensacional.  No domingo todos já estavam mais familiarizados com o espaço e eu pude ver muuuitos corredores usufruindo da Arena .

Espaços com sombra, redes, colchonetes, puffs, banheira de gelo, botas de compressão, food truck, música ao vivo, massagem, yoga e tudo gratuito, menos a comida 😜, tudo isso no lindo parque do Aterro do Flamengo. Eu mesma terminei a prova por volta das 9h e fiquei por lá até 13h. Foi a melhor experiência pós-prova que experimentei.

Parabéns @maratonadoriooficial ano que vem quero mais 💕!

Vejam estes dois posts interessantes sobre a Maratona do Rio

Maratona com arte

Um concurso super legal onde uma amiga deve sua arte replicada um tênis exposto durante todo evento oficial.

Pacote de fotos comprados no ato da inscrição

Quem quer comprar todas fotos de corrida? Esse pacote vale super a pena, saiba por que.

Meia Maratona Olympikus do Rio
Foi incrível até com percurso novo.
Date
22 de June de 2019
Category
21k, Corridas longas, slide portifolio, top11