Lugares para treinar Ciclismo

Lugares para treinar Ciclismo

Falta de informação causa acidentes, é importante buscar sempre informações. Eu fiquei 10 meses treinando no Aterro aos domingos sem saber que era proibido. Fui negligente, a informação não veio até mim e eu não busquei onde deveria, não perguntei e por isso estou compartilhando com vocês, novatos, desinformados ou pessoas que apenas estão a passeio no Rio e desejam treinar.

É proibido pedalar acima de 20km/h no Aterro do Flamengo aos domingos e feriados, nestes dias o Aterro vira área de lazer e não de treino, presenciei alguns acidentes entre ciclistas e pedestres e isso não é de hoje. Enquanto uns pedalam em alta velocidade outros cruzam a via sem a atenção devida, pois estão ali curtindo um dia de lazer com seus amigos, filhos, animais de estimação e não estão atentos aos ciclistas vindo em alta velocidade. Isso já é o suficiente para um acidente grave acontecer, que já levou a mortes inclusive. Como também é muito arriscado pedalar nas vias juntos aos carros, pois alguns motoristas dirigem sem atenção devida e outros não respeitam os ciclistas o que torna o trânsito no Rio de Janeiro extremamente perigoso para os ciclistas.

Infelizmente o ciclismo é um dos esportes que mais mata no mundo, justamente pelo fato do atleta ter que pedalar nas vias públicas junto com os automóveis. Infelizmente, em 2013 o dentista e triatleta Pedro Nikolay com 30 anos de idade foi atropelado por um ônibus que avançou o sinal vermelho às 5h50 da manhã na Avenida Vieira Souto em Ipanema e faleceu. Foi nesse cenário que o representante da Associação de Triathlon Master, Raphael Pazos se juntou a outros ciclistas e criou a CSCRJ, Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio de Janeiro com um objetivo bem claro: 

“Assegurar o uso da bicicleta, cobrando a aplicação das leis e propondo alterações ou implementações que resultem na educação e conscientização da população da cidade do Rio de Janeiro, garantindo o direito de ir e vir de todos.”

20 dias após a tragédia em Ipanema, em maio de 2013, foi criada primeira Área de Proteção ao Ciclismo de Competição, a APCC – Aterro. Onde as pistas do Aterro do Flamengo passaram a ter o trânsito interditado proporcionando uma área destinada exclusivamente à prática do ciclismo.

O que são as APCC's?

APCCs significa Área de Proteção ao Ciclista de Competição, são vias reservadas exclusivamente para o ciclistas treinarem, sem nenhum contato com os carros. Desde 2013 a CetRio, Polícia Militar do RJ, Guarda Municipal garantem a segurança e integridade física dos ciclistas e isso minimizou significativamente o número de acidentes (fatais ou não) envolvendo carros e ciclistas de competição na Cidade. Hoje os ciclistas e triatletas cariocas contam com 3 áreas de Proteção ao Ciclismo de Competição, são elas: 

  • APCC do Aterro – Circuito Pedro Nikolay, todas as 3° e 5° feiras das 4:00am às 5:30am , com aproximadamente 7,1 km (Não funciona nos feriados)
  • APCC da Reserva – Circuito Guilherme Paiva, todas as 3° e 5° feiras das 4:00am às 5:30am , com aproximadamente 8,8 km (Não funciona nos feriados)
  • APCC do Porto – Circuito Marcos Hamas, domingos e feriados das 6:00am às 8:00am , com aproximadamente 12,5km

Como utilizar uma APCC com segurança?

Todos os ciclistas, registrados ou não junto às Federações de Ciclismo e Triathlon do RJ, assim como pertencentes ou não a grupos e/ou associações de ciclismo podem utilizar as APCC’s, única e exclusivamente para a prática de TREINAMENTO ESPORTIVO respeitando todas as regras a seguir:

• Em caso de acidente EM QUALQUER TRECHO DO PERCURSO DA APCC  o treinamento de todos os ciclistas deverá ser interrompido imediatamente até que a vítima seja atendida e removida do local:

• As bicicletas utilizadas nas APCC’s, bem como os ciclistas, devem atender às seguintes exigências abaixo visando a segurança de todos: 

• As bicicletas devem estar em perfeitas condições de conservação e com sua manutenção em dia;

• EXPRESSAMENTE PROIBIDO O USO DE FONES DE OUVIDO;

• OBRIGATÓRIO O USO de EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO, CAPACETE e LUVAS da mesma forma como exigido em

competições oficiais de ciclismo. O atleta que não estiver de CAPACETE não poderá utilizar a APCC e, caso persista, poderá ser convidado a se retirar do percurso pelos órgãos públicos responsáveis pela operacionalização;

• O ciclista deverá acoplar no quadro da bicicleta (na traseira e dianteira) ou em seu capacete, luzes de segurança e/ou adesivos reflexivos que facilite sua visualização à distância, independente da iluminação pública local;

• O ciclista deverá portar documento de identidade e carteira do Plano de Saúde (se tiver), para sua identificação no atendimento hospitalar em casos de acidentes;

• Tipo de bicicletas permitidas: todas, EXCETO “FIXA” (sem freios) utilizadas em velódromos e bicicletas elétricas;

• Vista roupas leves e duplique a quantidade de água utilizada normalmente em seus treinos, quando for treinar na APCC-Porto. O treinamento DENTRO DO TUNEL MARCELLO ALENCAR exige essa precaução em relação à hidratação e temperatura corporal;

• Na APCC é vedada a circulação de pedestres, demais veículos, patinadores, skatistas e de ciclistas sem capacete. Caso você identifique essa irregularidade, alerte-o sobre essa proibição e peça educadamente para que se retire do local.

Particularidades sobre cada APCCs

APCC do Aterro - Circuito Pedro Nikolay

Circuito Pedro Nikolay

Todas as 3° e 5° feiras (exceto feriado)

das 4:00am às 5:30am - com aproximadamente 7,1km de extensão
Click Here

APCC da Reserva

Circuito Guilherme Paiva

Todas as 3° e 5° feiras (exceto feriado)

das 4:00am às 5:30am - com aproximadamente 8,8km de extensão
Click Here

APCC do Port

Circuito Marcos Hamas

Domingos e feriados

das 6:00am às 8:00am - com aproximadamente 12,5km de extensão
Click Here

Links úteis

Suspensão total das operacionalizações das APCC's Porto, Aterro e Reserva desde o Domingo dia 9 de Fevereiro, até o Domingo dia 01 de Março. Retorno das APCC's Aterro e Reserva: Terça-feira dia 03 de Março. Retorno da APCC Porto: Domingo dia 08 de Março.

Vamos divulgar as APCCs para que mais ciclistas se junte a esta enorme comunidade.

#apccporto #apccaterro #apccreserva #apccportocircuitomarcoshama #apccportomaravilha #portomaravilha

Lembrou de alguém? Então compartilha.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Escrito por:

Atleta amadora, casada e mãe de três filhos. Me apaixonei pela corrida desde 2016 e em 2019 resolvi me aventurar no Triathlon. Sou formada em Administração de Empresas, atualmente trabalho com Mídias Sociais no Grupo I22 e me viro nos 30 para dar conta de tudo isso mais os treinos para meu primeiro Ironman 70.3

Assuntos relacionados:

One Comment

  1. […] Clique aqui para saber os horários de funcionamento e as regras de utilização das APCC’s do… […]

Leave a Comment

Your email address will not be published.